Simpósio Nacional de Orgãos responsáveis pelo bem-estar dos animais (ORBEA) usados em investigação científica, 18 October 2016 at i3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

Palestrantes

Ana Isabel Moura Santos

Ana Isabel M. Santos é professora auxiliar e vice-directora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É autora e coordenadora do curso teórico em ciências de animais de laboratório da SPCAL, presidente da comissão da FELASA para a acreditação de cursos de formação em ciências de animais de laboratório e pertence ao grupo de trabalho da FELASA para a revisão das recomendações para formação segundo a Directiva 2010/63/EU. Foi presidente da SPCAL e é secretária honorária da FELASA.

 

Ana Paula Mendonça Martins

Ana Paula Martins é veterinária e exerce funções na Direcção Geral de Veterinária, Divisão de Bem-estar Animal, onde se ocupa principalmente dos animais utilizados para fins científicos. É a representante nacional para a PARERE Network da Comissão Europeia.

 

David Anderson

David Anderson é um veterinário com mais de 30 anos de experiência na área das ciências de animais de laboratório. Começou como académico com um interesse em reprodução veterinária, tendo depois sido no grupo de trabalhomeado named surgeon. Até 2010, trabalhou como superintendente do UK Home Office. É conselheiro à Comissão Europeia para a implementação da Directiva 2010/63/EU. É presidente da LASA, convenor do da FELASA/ECLAM/ESLAV para a classificação de severidade de procedimentos e editor da revista Laboratory Animals.

 

Joana Marques

Joana Marques tem um mestrado em comportamento e bem-estar animal e concluiu em 2007 o seu doutoramento em ciências de animais de laboratório. Foi investigadora pós-doutorada na área de bem-estar de animais de laboratório e é desde 2010 directora do biotério de roedores do iMM, no qual é responsável pela implementação de todos os requisitos legais respeitantes à experimentação animal e onde coordena o funcionamento e actividades do ORBEA-iMM.

 

Nuno Henrique Franco

Nuno Franco é biólogo e concluiu o seu doutoramento em 2012, com uma tese em bem-estar animal e refinamento em investigação biomédica. É investigador pós-doutorado no i3S, estudando aspectos éticos e de bem-estar no uso de animais para fins científicos. É membro da direcção da SPCAL e integrou o grupo de trabalho da FELASA/ECLAM/ESLAV para a classificação de severidade de procedimentos. Integra o board da Basel Declaration Society. É membro externo do ORBEA do iMM, fazendo também parte do ORBEA do i3S.

 

Philippe Bugnon

Philippe Bugnon é veterinário e investigador, tendo concluído o seu doutoramento em 1999. Foi desde esse ano até 2007 director do biotério do Institute for Cell Biology, do Swiss Federal Institute of Technology. Integrou vários comités e grupos de trabalho nacionais e internacionais na área das ciências de animais de laboratório. É actualmente head of education, qualifying and continuing Education no Institute for Laboratory Animal Science na Universidade de Zurique. É presidente da Swiss Federal Committee for Animal Experimentation, membro do board da FELASA, da Swiss Network for Education in Laboratory Animal Science e do 3R Research Foundation na Suíça.

 

 

Address: Rua Alfredo Allen, 208
4200-135 Porto, Portugal
Phone: +351 220 408 811
Email: events@i3s.up.pt